CENTRO INTEGRADO REGIONAL DE REABILITAÇÃO



PROCESSO DE REABILITAÇÃO

Trabalhamos com um processo multiprofissional, visando a reinserção bio-psico-social do paciente, restaurando os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença ou acidente, até tornar possível a reintegração do paciente à sociedade, com o máximo de funcionalidade e autonomia quanto for possível.

Recebemos para atendimento as mais diversas patologias, entre elas: AVC (Acidente Vascular Cerebral), amputações traumáticas e não-traumáticas (membros inferiores e/ou superiores), síndromes genéticas; Distrofia Muscular; Mielomeningocele, Mal de Alzheimer, má-formação congênita, entre outras. 

Para realizar o trabalho de reabilitação, contamos com uma equipe multiprofissional altamente qualificada, composta por fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, psicólogos e médicos.

Na fase final do processo de reabilitação, procuramos reintegrar a pessoa na sociedade, aperfeiçoando, o quanto for possível, a reabilitação física trabalhada anteriormente. 
Em pessoas que sofreram sequelas irreversíveis (doenças como: paralisia, hanseníase, lesões nervosas ou músculo-tendíneas incapacitantes), tal reintegração se dá mediante o treinamento e adaptação dos pacientes às suas máximas potencialidades (com uso ou não de órteses e/ou próteses) para que o paciente tenha o máximo possível de autonomia e conforto na interação social. 




FISIOTERAPIA

No processo de reabilitação, o fisioterapeuta é o profissional responsável pelo diagnóstico cinesiológico-funcional do paciente, que será utilizado para traçar o prognóstico do paciente e as intervenções terapêuticas necessárias para a melhora de seu quadro físico e motor, visando o retorno do paciente para suas atividades de vida diária, com maior independência. Também será responsável pela avaliação das necessidades de materiais de auxílio, como órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

As áreas de atuação fisioterapêutica que oferecemos são:

- Fisioterapia pediátrica;

- Fisioterapia geriátrica;

- Fisioterapia neurológica;

- Fisioterapia traumato-ortopédica;

- Fisioterapia respiratória;

- Fisioterapia manipulativa.


FONOAUDIOLOGIA

O fonoaudiólogo é responsável por promover a saúde do paciente, focando nas questões relacionadas ao desenvolvimento da linguagem (oral e escrita), fala, audição, funções alimentares, voz, fluência, função cognitiva orofacial e de deglutição. 

Algumas das alterações que atendemos com mais frequência são:

• Atraso no desenvolvimento de linguagem, causado geralmente por sequela de Paralisia Cerebral e síndromes genéticas;

• Afasias (causadas por lesão cerebral)

• Disfagias, causadas por AVC, PC, TCE e outras doenças progressivas, que faz com que o indivíduo pare de se alimentar por via oral e seja necessário usar uma sonda nasogástrica. Cabe ao fonoaudiólogo trabalhar para reverter esse quadro, por meio de exercícios e manobras.

 Na maioria dos casos, o fonoaudiólogo tem por objetivo desenvolver a comunicação do paciente para com a família e a sociedade, e vale ressaltar que o fonoaudiólogo também garante, na reabilitação, uma melhora na qualidade de vida pessoal e social ao paciente, sempre respeitando os limites de resposta no tratamento do paciente.




ENFERMagem

As enfermeiras atuam junto à equipe, diretamente ligadas aos médicos, realizando a avaliação inicial dos pacientes para tratamento no CIRR, e auxiliando nos problemas por eles apresentados, como:

• Em casos em que o paciente possui hipertensão arterial, é feito o monitoramento antes e durante os atendimentos;
• Verificação de glicemia capilar mensal para os pacientes diabéticos e realização de curativos em feridas;
• Acompanhamento de laserterapia e indicação de pomadas adequadas para cada caso;
• Avaliação dermatológica para tratamentos com hidroterapia;
• Orientação para hipertensos e diabéticos, sobre qualidade de vida e particularidades quanto ao seu diagnóstico;

• Em caso de emergências, realizam o atendimento inicial e, se necessário, fazem o encaminhamento do paciente para as equipes de apoio (SAMU). 


PSICOLOGIA

As psicólogas do CIRR têm como objetivo atuar junto aos pacientes e seus familiares, nos aspectos emocionais que possam prejudicar a evolução do programa de reabilitação, proporcionando um espaço de escuta e expressão de sentimentos, visando a elaboração e a aceitação das perdas ocorridas.
Com isto, o trabalho de psicologia se faz necessário com o trabalho integrado, proporcionando uma visão global do individuo, para tentar desenvolver ao máximo os objetivos delineados para o tratamento.

Procedimentos comumente desenvolvidos pelo setor de psicologia:

• Entrevista com o paciente e/ou sua família;
• Psicodiagnóstico;
• Acompanhamento individual;
• Acompanhamento em grupo;
• Orientação familiar;

• Encaminhamento do paciente, quando necessário, a outros serviços especializados.


MEDICINA

Os profissionais médicos da ANPR têm como principal função prestar o primeiro atendimento ao paciente que chega ao CIRR, sintetizando o históriico clinico do paciente, até o momento atual, para auxiliar na construção do diagnóstico e definir a necessidade da permanência do paciente no CIRR, ou não.

Após a entrada do paciente na instituição, cabe ao médico acompanhar as intercorrências que poderão se manifestar durante seu tratamento, como: crise hipertensiva, náuseas, vômitos, dispnéia, tontura, convulsão, etc., e atuar conforme a necessidade de cada paciente.
Também é responsabilidade do médico reavaliar e confirmar o nível de reabilitação do paciente, e confirmar, ou não, o processo de alta do mesmo.