Publicado em 12/11/2019 10:50:02

CURSO DE BRIGADISTAS



O programa Brigada Escolar, instituído no estado do Paraná em 2012 e transformado em lei estadual em 2015, é um programa que prepara professores, funcionários e alunos, de toda rede estadual de educação básica e as escolas conveniadas para enfrentar situações de perigo. Além disso, ajuda na adequação dos ambientes escolares com instalação de equipamentos de segurança e sinalização de emergência. Tudo conforme as orientações do código de segurança e pânico do Corpo de Bombeiros.


As ações do programa são divididas em três eixos: criação das brigadas escolares e capacitação dos brigadistas; elaboração dos planos de abandono de cada escola e treinamento com simulações; adequação dos prédios e instalação de equipamentos de segurança.




Desde que se tornou lei, esta Escola de Educação Básica na Modalidade Especial tem participado todos os anos nos cursos de formação dos brigadistas, conforme as instruções da SEED - Secretaria de Estado da Educação. O curso tem duração de 60 horas teóricas online e 8 horas práticas. Nesse período 23 funcionários (professores e do setor administrativo) realizaram o curso, e no dia 07/11 quinta-feira, mais cinco profissionais participaram das atividades práticas que são realizadas com o apoio do Corpo de Bombeiros de Maringá, encerrando a capacitação. Portanto, neste momento a instituição conta com 28 profissionais capacitados.


​​​​​​​

Voltar